Como aprender SEO do zero: todas as dicas e fontes para você!

Na Era do Imediatismo, muitas pessoas tem preguiça ou não conseguem se concentrar em artigos muito extensos. Assim, a separação em headings quebra o conteúdo em partes menores, de modo que a pessoa usuária pode ler de pouco em pouco ou ir direto para o subtítulo que a interessa. Lembrando que estes são apenas os fatores mais importantes do momento, sendo possível que as coisas mudem após uma nova atualização. O surgimento da World Wide Web (WWW) impulsionou a criação dos mecanismos de busca e, consequentemente, o conceito de Search Engine Optimization (SEO) foi estabelecido. Segundo uma pesquisa da Internet Live Stats, mais de 3,5 bilhões de pesquisas são feitas diariamente no Google. Você começou seu próprio negócio e sabe que ter um site é um passo fundamental para atrair mais clientes.

, e ajuda o Google a compreender o índice do seu artigo.

Por isso, é importante dar atenção à escaneabilidade e à semântica dos textos. É preciso manter a frequência de publicações para fidelizar o público e mostrar ao Google que sempre tem conteúdos novos e atualizados. Já um post sobre ação bloqueada no Instagram é bem mais específico, com menos buscas e concorrência e, por isso, pode ser mais curto e direto. Observe que todos os primeiros conteúdos são educativos, focado em ensinar o que é e como utilizar o SEO.

O que é preciso para ser SEO?

Ferramentas iniciais e básicas de SEO

Com os AI Overviews, os usuários podem obter respostas rápidas e precisas sem a necessidade de compilar informações de várias fontes, já que o próprio sistema de busca prepara um resumo conciso diretamente nos resultados. Assim, saber o que é SEO não envolve apenas as estratégias para atrair usuários, mas também, requer analisar a experiência deles na página. Se uma empresa estiver mais distante do usuário, por exemplo, mas tem mais chances de entregar o que ele procura, ela pode aparecer melhor posicionada. Portanto, a pesquisa de palavras-chave para a estratégia de SEO local deve considerar as intenções de busca com todas essas variações, não apenas a que inclui a sua cidade. Era 2015 quando o Google anunciou que mobile-friendly se tornaria um fator de rankeamento nas buscas em dispositivos móveis, o que mobilizou diversos sites a se tornarem responsivos.

Saiba utilizar palavras-chave secundárias

O marketing é um campo de trabalho que deve estar sempre atento às mudanças nas relações entre empresas e mercado consumidor. A mudança mais relevante dos últimos tempos teve a internet como responsável e criou todo o segmento digital, já em estágios muito desenvolvidos. Para isso, foi preciso entender como se comunicar com uma nova audiência, adaptando os termos e até mesmo identificando quais são as palavras-chave necessárias para se destacar em outro país. Se tudo isso funcionar como se imagina, o PBN nacional uso da Inteligência Artificial deve contribuir com melhores entregas, sendo um benefício para marcas que produzem conteúdo para elevar a sua autoridade no mercado. Ao contrário do que muita gente imagina, a Inteligência Artificial vem para contribuir com o processo, e não para substituir a ação humana. Isso porque conteúdos feitos por pessoas são capazes de transmitir emoções, verdades e informações que só o cérebro humano é capaz de codificar em palavras, fazendo-se entender diante de um contexto.

Opte sempre por âncoras que fornecem uma ideia clara do que esperar ao seguir o link, garantindo uma navegação intuitiva e enriquecendo a experiência de quem acessa seu site. Evite usar âncoras genéricas como “negócios”, que oferecem pouco valor contextual. Claro que quantidade também é bem útil, mas apenas quando vem aliada à qualidade dos links. Na prática, o Google está dizendo que espera um conteúdo preciso, imparcial e confiável, livre de informações enganosas ou falsas. Se isso é demais para você neste momento, comece passando das 500 palavras e, aos poucos, vá produzindo conteúdos maiores.

O objetivo é preparar seu site como um todo e cada página que o integra para informar corretamente aos motores de busca qual o conteúdo que existe ali. A seleção de palavras-chave, otimização on-page como URLs amigáveis e tags de cabeçalho, construção de links de qualidade, design responsivo, localização e internacionalização são alguns exemplos. Ou seja, quanto melhor o ranking da sua página, maiores as chances de ela aparecer em primeiro lugar nos resultados Pacotes de backlinks de busca. Ele também analisa a qualidade do site, do conteúdo, das informações e até mesmo a rejeição a esse resultado em buscas anteriores. Com a experiência que temos em mais de dez anos na área de cursos sobre SEO e marketing digital, reunimos abaixo algumas das principais dúvidas nesta área. Estas técnicas são aplicadas em diversas dimensões do site, e devem trabalhar de forma integrada para que produzam a exposição desejada nas ferramentas de busca.

O que se sabe é que o primeiro link nos resultados de pesquisa orgânica do Google recebe 27,6% de todos os clientes. Por exemplo, todos que buscam pela palavra-chave “marketing de conteúdo” no Google são parte de um grupo segmentado cuja demanda é saber mais sobre Marketing de Conteúdo. Sempre que falamos de SEO, é normal que a maioria pense em como alcançar os melhores posicionamentos no Google, que é o ponto de partida para quem quer encontrar qualquer coisa na internet.

Para uma estratégia de SEO, é importante trabalhar com esses dois tipos de termos para alcançar potenciais clientes em todas as etapas da jornada. Em conjunto com os tipos de busca, também é preciso compreender os tipos de palavras-chave que são usadas para encontrar respostas na web. E, mesmo que o usuário digite o termo com erros ou variações, como “bagajem de mão” ou “bagagens de mão”, o Google vai compreender a intenção de busca do usuário e apresentar a sua página a ele. Isso significa que, se você quer otimizar um blogpost para “bagagem de mão”, por exemplo, não precisa se preocupar em usar exatamente essa palavra-chave no seu texto, muito menos repeti-la insistentemente. É importante saber que o Google já tem inteligência para entender as intenções das buscas, a linguagem humana e as variações de termos que podem ocorrer.

Seja no site, blog, mídia paga, blogs ou nas redes sociais, a criação de um bom material contribui para atrair público qualificado e aumentar sua autoridade no assunto. Por isso, ele passou a priorizar nos resultados da busca aqueles sites que ofereciam uma boa experiência mobile. Você pode encontrar esses links em outros sites usando ferramentas como o Screaming Frog e o Ahrefs. E você pode encontrar esses links em sites com temas relacionados aos seus e apresentar o seu conteúdos como uma solução para aquele link que está quebrado.

Os resultados foram positivos, com números que, mais uma vez, comprovam a eficiência do SEO. Com a implementação do Bard, ainda é esperado que os governos mundiais façam uma criteriosa revisão em seus produtos de Inteligência Artificial e os auditem, analisando se tudo está correto. O motivo é que Pacote de autoridade o Google foi investigado, recentemente, por governos que o acusaram de “práticas comerciais anticompetitivas”. O Gemini é uma inteligência artificial generativa e multimodal, considerada a sucessora dos modelos LaMDA e PaLM 2, e foi projetada para competir diretamente com o GPT-4 da OpenAI.