Então, você vai estar calibrando o pneu de uma maneira errada, porque ele já estava com a pressão alterada. A maior área de contato do pneu com o solo também gera aumento no consumo de combustível, deixa a direção mais pesada e, como consequência, o carro não responde aos comandos como deveria. A pressão correta dos pneus varia, essencialmente, de acordo com o peso. Por isso, confira os valores para o automóvel vazio ou cheio. Com os pneus ainda frios, remova a tampa da válvula de ar do pneu e a guarde. Coloque o bico metálico da mangueira do calibrador na válvula do pneu, pressione-o com rapidez e firmeza e espere o aparelho diminuir ou aumentar a pressão até chegar ao número desejado.
Além de propiciar maior durabilidade, mais conforto na hora de dirigir, menor consumo de combustível. Ou seja, o motorista economiza ao manter a calibragem em dia. Ou, ainda, verificar as condições do kit de reparo emergencial ou outra solução técnica para sair da situação de furo ou dano dos pneus. Ele é oferecido especificamente para cada modelo de veículo por seus respectivos fabricantes. Para saber a calibragem ideal para seu veículo em qualquer condição, consulte o manual do veículo. Os pneus devem ser calibrados quando estão frios, pois após rodarem por alguns quilômetros a temperatura aumenta e isso faz com que a pressão deles aumente.
Pneus mal calibrados = mais consumo
A alta calibragem também diminui a durabilidade do pneu, deixando-o mais suscetível quando cai em buracos ou é perfurado por algo nas ruas, além de aumentar o desgaste na parte central da banda de rodagem. Manter os componentes com a quantidade correta de ar garante mais segurança e eficiência, inclusive quando o assunto é economia de combustível. Explicamos como calibrar o pneu e onde está a pressão correta para o seu carro – na estrada, na cidade, com e sem peso.
Receba as últimas notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail. Receba atualizações, reviews e notícias do Jornal do Carro diretamente no seu e-mail. Preencha seus dados abaixo e em breve um consultor Peugeot entrará em contato. No artigo o autor diz que tem um https://www.seuposto.com/ calibrador quê é ótimo, mas não mostra e nem informa nome. Aquilo que ele mostrou não é um calibrador, é apenas um medidor de pressão. Em uma pesquisa rápida em sites de compra é possível encontrar compressores portáteis por preços bem abaixo de “milhares de reais”.
Tabela de calibragem de pneu (
O que pode ter alteração é na pressão, para mais ou para menos com a influência da temperatura. Então medir a pressão do pneu já aquecido será distorcida com talvez duas ou três libras a mais. De lá para cá, os pneus evoluíram bastante, tanto em termos de materiais quanto de projeto. Notifique-me por e-mail se alguém responder ao meu comentário. Se é tão confiável assim, também gostaria de saber qual modelo e onde encontrar.
2 – Um pneu que durante a calibragem apresente com frequência uma pressão inferior aos demais pode estar furado, montado em uma roda amassada ou trincada ou com sua válvula apresentando vazamentos. Por fim, a Nakata explica que é prudente estar preparado para utilizá-los antes de ocorrer uma emergência. Se o veículo tem rodas de liga leve e o estepe é de ferro, por exemplo, as vezes é preciso carregar parafusos ou porcas específicos para fixar calibrador de pneus a roda ao cubo. Por isso, manter o estepe em perfeitas condições e saber utilizar os demais equipamentos de segurança são ações que ajudam a evitar que essa situação adversa seja ainda mais estressante. O procedimento deve se repetir pelo menos a cada duas semanas ou antes de viagens, quando o veículo normalmente está com o porta-malas cheio. Nestes casos, geralmente, os fabricantes recomendam uma pressão mais alta do que a usada no dia a dia.
Por isso, uma das medidas de economia (e também de segurança) para os motoristas é mantê-los calibrados. O estepe faz parte do kit de emergências e reparos do carro. Dessa forma, automaticamente, quando a calibragem do estepe está em dia, você acaba por avaliar em conjunto se todos esses itens estão presentes e em boas condições de uso. Explicamos como calibrar o pneu em um posto de combustível, mas não comentamos a possibilidade de comprar um equipamento. Tá certo, eu vou comprar um compressor de sei lá quantos mil reais e guardar um trambolho gigante dentro de casa só para ccalibraro o pneu do meu carro dentro de casa.
Onde está indicada a pressão correta dos pneus
É crucial verificar regularmente a validade dos pneus, observar a marcação TWI para o desgaste da borracha e inspecionar possíveis rasgos ou bolhas, que indicam a necessidade de substituição. Pneus carecas ou mal calibrados comprometem a aderência ao asfalto, aumentam o risco de aquaplanagem e afetam negativamente a estabilidade do veículo. A intenção do autor do texto pode ter sido boa, mas provavelmente 99,9999% dos brasileiros não possuem um calibrador em casa, então essa dica é inútil.
Isso aconteceu na segunda metade da última década do século XIX, quando o francês Eduard Michelin conseguiu fabricar pneus com resistência suficiente para suportar o peso dos carros. Eles são, por exemplo, fundamentais para manter a trajetória do veículo, especialmente nas frenagens e, quando estão muito desgastados, levam à perda de estabilidade. Por favor me passe o local aqui em São Paulo que irei agora .
No entanto, esta perda de pressão pode ser maior se o veículo for utilizado todos os dias com carga máxima ou em vias com condições ruins. A gente não se esqueceu de perguntar ao especialista da Pirelli qual, afinal, é a calibragem correta do pneu. E a resposta, na verdade, é que ela varia de acordo com o tipo do carro, da moto ou do caminhão.