Pneu tem prazo de validade?

No momento em que o desgaste atingir estas marcações, ou seja, quando a altura dos gomos atingir o TWI, está na hora de trocar os pneus. Substituir os pneus precocemente significa ter despesas mais altas do que deveriam. Ao aproveitar toda a vida útil do pneu, você reduz os gastos com o seu veículo.

E, ao contrário do que se pensa, não importa se estava rodando, no porta-malas ou no estoque da loja. Vencido este prazo, o componente representa risco à segurança e pode ser jogado no lixo. Mesmo que aparentemente “novinho” e cheio de borracha, com sulcos ainda profundos na banda de rodagem. Muitos proprietários resolvem colocar o pneu sobressalente para rodar, “pois estava novinho em folha”, sem verificar a data de fabricação. Esta fica sempre na banda lateral, depois das letras “DOT”, com quatro dígitos. Os dois primeiros indicam a semana, os outros dois, o ano em que foi produzido.

Como qualquer produto manufaturado, o pneu também tem uma vida útil. Com o tempo e a ação dos agentes climáticos (pressão, temperatura, umidade, etc.) seus componentes gradualmente perdem suas características mecânicas e físico-químicas pneus para carros originais. Entretanto, também como no caso de qualquer outro produto manufaturado, é praticamente impossível estabelecer um prazo de validade para seu uso. Daí porque reputamos ser uma boa prática levar o pneu para análise de um técnico especializado em pneus após 5 anos da data de sua produção (e pelo menos uma vez por ano depois disso) e evitar o uso de pneus após 10 anos de sua produção. Tais pneus podem aparentar estar em bom estado e com pouco desgaste, mas sua estrutura pode estar comprometida.

Qual a validade do pneu?

Esta recomendação também se aplica aos pneus sobressalentes. Em 5 anos, seus pneus provavelmente terão passado por muitas superfícies diferentes e talvez tenham sofrido alguns choques. Após 5 anos de uso, solicite a revisão por um profissional pelo menos uma vez por ano.

Bolhas no pneu, e agora? Saiba quais os riscos e dicas para evitar!

Além disso, sofrem também com a ação do tempo, das variações de temperatura e do ambiente. Por isso, preparamos um artigo com tudo o que você precisa saber sobre a validade do pneu. A validade do pneu nem sempre é seguida à risca pelos gestores de frota.

DOT do pneu: ele indica a validade do pneu? Entenda!

Em resumo, garantir a segurança e eficiência dos pneus é crucial para qualquer frota. A respeito da calibragem, o ideal é verificar uma vez por semana, sem deixar de lado o estepe. Eles são a única coisa entre os seus condutores e a estrada. Neste caso, verifique a profundidade dos sulcos, que não pode ser menor que 1,6 milímetros. Além disso, os pneus vencidos tendem a ter sua estrutura deslocada.

Balanceamento

Os quatro últimos dígitos do código DOT indicam a semana e o ano em que o pneu foi produzido. Por exemplo, o código “2323” significa que o pneu foi fabricado na 23ª semana de 2023. Em relação à garantia dos pneus, ela é oferecida pelos fabricantes contra defeitos de fabricação e normalmente tem a duração de cinco anos a partir da data da Nota Fiscal de compra do pneu ou da data de compra do veículo novo.

Com esta informação, você poderá saber se os seus pneus ultrapassaram ou não a faixa dos 5 anos. Uma das dúvidas mais frequentes que recebemos aqui na Achei Pneus é sobre o DOT dos pneus. Para quem não sabe, o DOT pneu é um conjunto de informações sobre o produto, incluindo sua data de fabricação. Muitas pessoas acham que se a fabricação do pneu for de um ou dois anos atrás, o produto é “velho”.

Aliás, isso está previsto no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), que exige que os veículos estejam em um estado que não coloque a vida de pessoas em risco. Não cumprir essa exigência acarreta multa grave, com valor de R$ 195,23, e desconta cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). O pneu pode se deteriorar bem antes de 5 anos dependendo de onde a circula e pode durar bem mais pelo mesmo motivo. Embora não exista uma lei específica no Brasil que determine a troca obrigatória de pneus por causa da idade, os fabricantes recomendam a troca de pneus com mais de 10 anos, mesmo que estejam aparentemente em bom estado. Por esse motivo, recomendamos inspeções regulares por especialistas”, conclui Falkenstein.

A limitação não se deve somente à fadiga física, mas principalmente à oxidação do composto de borracha. Mesmo que o pneu esteja armazenado na loja, sem uso, ele expira. Sua deterioração começa entre os cinco e seis anos, depende do composto de borracha.

Enfim, os pneus estão em perfeitas condições porque mantenho calibragem , rodízio e alinhamento em dia e além disso, dirijo de forma tranquila , sem arrancadas e freadas bruscas , não esteŕço o carro parado e etc . Apesar de o pneu não ter prazo de validade, ele possui um prazo de garantia de 5 anos estabelecido pelos fabricantes, segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP). Outro ponto importante é evitar o contato dos pneus com o oxigênio e com ozônio vindo de motores elétricos.

Não fique frio confiando em pneus velhos, o Boris está certinho, nossa vida é da família vale muito mais que 4 pneus. Então se o seu sobressalente tem a idade do carro, ou seja, 10 anos, tem mais é que substituí-lo mesmo, pois utilizá-lo principalmente numa estrada, é um risco enorme. Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias inovativas da Pirelli, explica como funciona a garantia de um produto Pirelli, e o porquê de ela não interferir na validade. Pneu tem validade sim, embora o assunto seja extremamente controverso e nem os fabricantes sejam assertivos quando consultados. Além disso, garante um desgaste uniforme, ajustando a distribuição do peso ao redor do veículo.